Notas detalhadas sobre medicina nuclear

A análise microscópica dos esfregaços citológicos obtidos por ecoendoscopia revelou elevada celularidade, constituída por blocos tridimensionais por cfoilulas epiteliais colunares com perda da polaridade e exibindo intensas alterações nucleares, tais tais como aumento de volume, pleomorfismo, hipercromasia e nucléolos evidentes. Focalmente, visualizou-se vacuolizaçãeste citoplasmática, indicativa por mucoprodução. Após a realizaçãeste da citologia, foi fabricada a permeabilizaçãeste da estenose pela drenagem percutânea, progredindo utilizando o fio guia até o duodeno.

Tumores infiltrativos ductais, qual tendem à disseminação submucosa longitudinal, e a presença de próteses biliares podem vir a dificultar a avaliaçãeste do radiologista. Nesses quadros, o ideal é aferir as lesões antes da drenagem da via biliar.

Este estudo DE causas DE enfermidades, a pesquisa Destes meios de modo a combate-las, a busca através melhoria Destes padrões por saúpor da comunidade tornam este médico 1 profissional voltado à causa social qual é a Saúde.

A paciente do caso apresentado foi submetida à USG e TC do abdome, qual demonstraram dilatação da via biliar intra-hepática, sem alteraçãeste da vesícula biliar (Figura 3). Em seguida, foi realizada uma colangiopancreatografia endoscópica, sendo visualizada uma estenose do hepatocolé especialmentedoco proximal, porém isento progressãeste do fio guia (Figura 4).

A ultrassonografia (USG) transabdominal, realizada saiba como estudo inicial, Pode vir a evidenciar a dilatação DE vias biliares, considerada este sinal indireto Ainda mais comum dessa neoplasia, usando uma mudança abrupta do calibre ductal indicando este local do tumor. Quando a causa da obstrução biliar não é bem definida através USG, ou pelo caso de lesões nodulares periféricas indeterminadas, é necessário este prosseguimento da investigação propedêutica, usando tomografia (TC) ou ressonância magnética (RM)​, de que sãeste os mfoitodos por escolha de modo a o estadiamento e planejamento terapêutico do colangiocarcinoma.

As cé especialmentelulas tumorais circundam ramos nervosos e infiltram igualmente os tratos portais, invadindo as vênulas e ESTES linfáticos, levando ao desenvolvimento precoce por metástases.

Este Instituto do Oncologia do Hospital Santa Paula foi volante de modo a oferecer este que há por Ainda mais atual pelo terapia do câncer.

Este colangiocarcinoma é 1 tumor extremamente agressivo, usando prognóstico ruim e associado à significativa morbidade. Apesar do pouco frequente, deve tomar Parcela do diagnóstico diferencial de icterícia. A investigação precoce é importante para qual mesmo que possível realizar o tratamento da doença em sua própria fase inicial.

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colédoco;

O exame tem maior sensibilidade para identificar lesões localizadas na porçãeste distal (100%) do de que na porçãeste proximal (83%) do hepatocolé especialmentedoco. Na determinação do acometimento da veia porta blindada, tua acurácia varia por 88% a cem% e é superior aos outros mé especialmentetodos por imagem em predizer a ressecabilidade da lesãeste e em detectar metástase linfonodal regional.

Ao demonstrar a atividade metabólica glicolítica, as imagens do PET/CT têm este potencial do diferenciar obstruções biliares benignas daquelas por processos infiltrativos utilizando Inconveniente consumo do glicose. Entretanto, sua utilidade está mais relacionada à demonstração por metástases linfonodais, intra-hepáticas ou em outros sítios distantes.

Este aspecto tomográfico do colangiocarcinoma varia por acordo com medicina nuclear tua localizaçãeste anatômica em relação à árvore biliar e o emprego do meio por contraste intravenoso é imprescindível para a avaliaçãeste.

Figura 3 - TC mostrando dilatação de vias biliares intra-hepáticas (setas). Figura 4 - Colangiografia percutânea mostrando estenose pelo colé especialmentedoco proximal Passo a passo na investigaçãeste 

Na histopatologia, a apresentaçãeste macroscópica Pode vir a ser do três tipos – formaçãeste do massa, infiltrativo periductal e padrão por crescimento intraductal.

Considerada uma DE áreas médicas qual Muito mais crescem pelo país, a medicina nuclear possibilita de maneira precoce a detecçãeste por uma série do disfunções e enfermidades dos pacientes e permite ao mé especialmentedico fazer um procedimento bem mais eficaz.

Em 2010, em uma decisão estraté especialmentegica do Hospital Santa Paula, foi adquirido a mais alta tecnologia disponível na nossa área: PET-CT, usando início do que funcionem previsto de modo a novembro por 2010.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *